A História do Rádio - Parte IV


Os Primórdios do Rádio no Brasil:

A inauguração oficial do rádio no Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1922. 

No ano em que se comemorou o I Centenário da Independência do Brasil (1922), ocorreu no Rio de Janeiro, uma grande feira internacional, a Exposição do Centenário da Independência, na Esplanada do Castelo, que recebeu visitas de empresários americanos trazendo a tecnologia de radiodifusão para demonstrar na feira, que nesta época era o assunto principal nos Estados Unidos. 

Para testar o novo meio de comunicação, os americanos da Westinghouse Electric instalaram uma estação de 500 W e uma antena no pico do morro do Corcovado (onde atualmente é o Cristo Redentor). 

O público ouviu o pronunciamento do Presidente da República, Epitácio Pessoa e a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, transmitida diretamente do Teatro Municipal, isso tudo além de conferências e diversas atrações. Muitas pessoas ficaram impressionadas, pensando que se tratava de algo sobrenatural. 

A primeira transmissão radiofônica do discurso do presidente Epitácio Pessoa, foi captada em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo, onde foram instalados aparelhos receptores. 

A reação visionária de Roquette-Pinto a essa tecnologia foi: "Eis uma máquina importante para educar nosso povo".

Edgar Roquette-Pinto



Compartilhe este artigo :

+ comentários + 1 comentários

Anônimo
26 de setembro de 2012 às 21:25

seu traalho tah perfeito.. vc nasceu pra isso..
parabens, estou muito orgulhoso de vc minha linda..
bjOo

Igor Matos..

Postar um comentário

 
Dedicado ao trabalho do pesquisador do rádio Talvane Lukatto -- Copyright © 10/Set/2012. Museu do Rádio - All Rights Reserved
Publicado por: Adriana Lukatto