DESTAQUE:
print this page
Última Postagem:

As primeiras transmissões de rádio


A primeira experiência radiofônica ocorreu em 1922, porém, somente em 1923 foi instalada a primeira emissora. Fundada em 20 de abril de 1923 por Edgar Roquette-Pinto e Henry Morize, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi a primeira estação de rádio do Brasil.

Logo em seguida, ainda no mesmo ano, a emissora americana KDKA transmite para Londres o primeiro programa em ondas curtas a atravessar o oceano.

Já no ano 1924, no dia 27 de julho, a Rádio Clube Paranaense faz a sua primeira transmissão em Curitiba. Internacionalmente reconhecida como PRB-2, é a terceira emissora de rádio do país e a primeira do Paraná.

Até o início da década de 1930, o rádio permaneceu em caráter experimental. Organizado em sistema de sociedade, com uma programação voltada para a elite, o rádio teve um desenvolvimento lento até quando foram permitidas propagandas comerciais que levaram à organização de empresas para disputar o mercado.
Surge então, a publicidade no rádio!

Uma das primeiras transmissões de rádio.




0 comentários
 
Dedicado ao trabalho do pesquisador do rádio Talvane Lukatto -- Copyright © 10/Set/2012. Museu do Rádio - All Rights Reserved
Publicado por: Adriana Lukatto