DESTAQUE:
print this page
Última Postagem:

As primeiras transmissões de rádio


A primeira experiência radiofônica ocorreu em 1922, porém, somente em 1923 foi instalada a primeira emissora. Fundada em 20 de abril de 1923 por Edgar Roquette-Pinto e Henry Morize, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi a primeira estação de rádio do Brasil.

Logo em seguida, ainda no mesmo ano, a emissora americana KDKA transmite para Londres o primeiro programa em ondas curtas a atravessar o oceano.

Já no ano 1924, no dia 27 de julho, a Rádio Clube Paranaense faz a sua primeira transmissão em Curitiba. Internacionalmente reconhecida como PRB-2, é a terceira emissora de rádio do país e a primeira do Paraná.

Até o início da década de 1930, o rádio permaneceu em caráter experimental. Organizado em sistema de sociedade, com uma programação voltada para a elite, o rádio teve um desenvolvimento lento até quando foram permitidas propagandas comerciais que levaram à organização de empresas para disputar o mercado.
Surge então, a publicidade no rádio!

Uma das primeiras transmissões de rádio.




0 comentários

A História do Rádio - Parte V

A evolução tecnológica do rádio:

O rádio contribuiu, e contribui até hoje, na formação de opiniões de seus ouvintes, com informações precisas e imediatas. Nunca um meio de comunicação esteve tão próximo do homem: desde o fácil transporte, graças ao pequeno peso e tamanho dos aparelhos atuais, até a dispensa de cultura específica para a compreensão da mensagem. Na verdade, basta não possuir deficiência auditiva para estar apto a receber a informação transmitida.


Nas modalidades rádio-sociedade e rádio-clube, que, depois da criação da nossa primeira estação de rádio, surgiram em todo o Brasil, o princípio era o mesmo: um grupo de pessoas pagava uma mensalidade para a manutenção do equipamento e o salário dos funcionários, e alguns ainda cediam discos para serem ouvidos por todos. 

Foi essa característica, adotada por Roquette-Pinto, que tornou possível, num primeiro momento, nossa incipiente radiodifusão, que só se tornou um meio de comunicação de massa na década de 30, com a introdução do rádio comercial e a redução do preço dos receptores. 

A partir de 1927, começa a era eletrônica do rádio. O som dos discos não precisava mais ser captado pelo microfone, pois o toca-disco tinha sido conectado a uma mesa de controle de áudio e podia ter seu volume controlado eletronicamente. 

Com estúdios mais ágeis, as produções dos programas radiofônicos ficam mais aprimoradas. Em março de 1932, o presidente Getúlio Vargas autoriza a veiculação de publicidade pelo rádio, o que lhe dá um novo rumo, mudando seu aspecto cultural e erudito para popular, visando o comércio e a diversão.

O rádio evoluiu rapidamente em todo o país, a ponto de preocupar o governo, estimulando a criação do Departamento Oficial de Propaganda (DOP), depois transformado no Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Esse novo departamento tinha o poder de fiscalizar e censurar a programação das emissoras de rádio.





0 comentários

A História do Rádio - Parte IV


Os Primórdios do Rádio no Brasil:

A inauguração oficial do rádio no Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1922. 

No ano em que se comemorou o I Centenário da Independência do Brasil (1922), ocorreu no Rio de Janeiro, uma grande feira internacional, a Exposição do Centenário da Independência, na Esplanada do Castelo, que recebeu visitas de empresários americanos trazendo a tecnologia de radiodifusão para demonstrar na feira, que nesta época era o assunto principal nos Estados Unidos. 

Para testar o novo meio de comunicação, os americanos da Westinghouse Electric instalaram uma estação de 500 W e uma antena no pico do morro do Corcovado (onde atualmente é o Cristo Redentor). 

O público ouviu o pronunciamento do Presidente da República, Epitácio Pessoa e a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, transmitida diretamente do Teatro Municipal, isso tudo além de conferências e diversas atrações. Muitas pessoas ficaram impressionadas, pensando que se tratava de algo sobrenatural. 

A primeira transmissão radiofônica do discurso do presidente Epitácio Pessoa, foi captada em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo, onde foram instalados aparelhos receptores. 

A reação visionária de Roquette-Pinto a essa tecnologia foi: "Eis uma máquina importante para educar nosso povo".

Edgar Roquette-Pinto



1 comentários

A História do Rádio - Parte III

Transmissões:

Em 1906, o eletricista e inventor sueco Ernst Alexanderson, construiu o “Alexanderson Alternator”,  ou o “alternador de alta freqüência”, dispositivo eletromagnético que transforma corrente contínua em corrente alternada, o que permite gerar ondas de radiofreqüência, que dão origens às rádios e assim possibilitou a modulação da voz, tornando o rádio um instrumento prático. 

O único transmissor em funcionamento que “sobreviveu” está até os dias de hoje na estação de rádio na cidade de Varberg, na Suécia. 

Este é um primeiro exemplo de tecnologia de rádio “pré eletrônica” e foi adicionado a lista de 
patrimônio mundial pela Unesco em 2004.

No inicio as rádios usavam as frequências de transmissão AM, que é o processo de transmissão através do rádio usando Modulação em Amplitude. É transmitido em várias bandas de freqüência. 

Este sistema foi por oitenta anos o principal método de transmissão via rádio. Caracterizado pelo longo alcance dos sinais, a freqüência AM está sujeita a interferências de outras fontes  eletromagnéticas. 

As primeiras transmissões utilizando a freqüência iniciaram-se em 1906 pelo inventor canadense, Reginald Fessenden. 

Até a I Guerra Mundial era utilizada para transmissão de músicas e recados diversos. A situação
modificou-se com o surgimento das rádios comerciais, que deram início a era de ouro do rádio, que foi da década de 20 até os anos 50.


Ernst Alexanderson



Reginald Fessenden



0 comentários

Dia do Rádio e Aniversário de Edgar Roquette Pinto

25 de setembro, dia do rádio. Data escolhida por ser o aniversário de Edgar Roquette Pinto. Considerado o "pai da radiodifusão" no Brasil, Roquette Pinto teve grande importância para a comunicação. 

Durante a conferência que comemorava o I Centenário da Independência do Brasil, Edgar encantou-se pelo rádio e pela utilidade que ele teria para nós. Ele tentou fazer com que o governo federal comprasse os equipamentos apresentados na Feira Internacional, mas não obteve sucesso. 

Mesmo com toda dificuldade, Roquette Pinto não desistiu e logo depois conseguiu convencer a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos. No ano seguinte (1923) foi criada a primeira rádio do Brasil dirigida por Edgar Roquette Pinto.



Edgar Roquette Pinto

0 comentários

A História do Rádio - Parte ll


As primeiras radioemissões:

Nos anos de 1895 e 1896, Aleksander Stepanovitch Popov, Henry Bradwardine Jackson e Oliver Joseph Lodge, com muitas limitações, conseguiram transmitir sinais de rádio a pequenas distâncias. O que deu condições para que Guglielmo Marconi inventasse o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios e construísse os primeiros equipamentos de transmissão e recepção, como dito no post ‘A História do Rádio – Parte I’.

Uma grande conquista aconteceu quando a pequena distância de cem metros ampliou-se no mesmo ano para incríveis dois quilômetros, e já em maio de 1897 para treze quilômetros. 
No início do século XX, o Atlântico Norte já era cruzado por sinais de radiotelegrafia.

Em 1904, o consultor científico de Marconi, John Ambrose Flemming, um engenheiro eletrônico e físico britânico desenvolveu técnicas de radiotelegrafia e inventou a válvula de dois elementos (diodo).

Logo em seguida o padre católico e inventor brasileiro Roberto Landell de Moura, obtém nos Estados Unidos, as patentes do transmissor de ondas, telefone sem fio e telégrafo sem fio.

Landell de Moura é considerado um dos vários "pais" do rádio, no caso o pai brasileiro do Rádio. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por radio).

O padre gaúcho Landell de Moura realizou, em 1893, do alto da Avenida Paulista ao morro de Sant'Anna, em São Paulo, numa distância de oito quilômetros, a primeira experiência de radiotelefonia de que se tem registro, embora não haja documentos que comprovem o fato.

Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; mas só transmitiu a voz humana em 1914. 
Pelo seu pioneirismo, o Padre Landell de Moura é o patrono dos radioamadores do Brasil. 

A Fundação Educacional ‘Padre Landell de Moura’, foi assim batizada em sua homenagem.


Coesor inventado por Edouard Branly

 Rádio Zenith modelo 5B042, de 1946. No detalhe um diodo inventado por John Ambrose Flemming


 Guglielmo Marconi

Padre Roberto Landell De Moura

0 comentários

Viagem do Pesquisador Talvane Lukatto a São Paulo - SP


Em julho de 2000, o pesquisador do rádio, Talvane Lukatto recebeu o convite para ir até a cidade de São Paulo - SP. O convite partiu da empresária proprietária da empresa POLYTRON, que também é viúva do colecionador de rádios Edson De Freitas (IN MEMORIAN).
Na ocasião, Lukatto divulgou o seu trabalho por onde passou. Visitou várias emissoras de rádio e TV.

Metropolitana FM - Programa do Chupinn

Talvane e Alexander Hunt - Energia 97

Talvane e Luka - 89 FM

Talvane e radialista da Metropolitana - SP

Talvane em visita ao SBT

Talvane na Rádio Aparecida - Aparecida do Norte - SP

Talvane no aquivo do SBT

Talvane e o empresário Edson De Freitas (IN MEMORIAN)

Windson Clay e Talvane Lukatto - Manchete Gospel FM

0 comentários
 
Dedicado ao trabalho do pesquisador do rádio Talvane Lukatto -- Copyright © 10/Set/2012. Museu do Rádio - All Rights Reserved
Publicado por: Adriana Lukatto