A História do Rádio - Parte III

Transmissões:

Em 1906, o eletricista e inventor sueco Ernst Alexanderson, construiu o “Alexanderson Alternator”,  ou o “alternador de alta freqüência”, dispositivo eletromagnético que transforma corrente contínua em corrente alternada, o que permite gerar ondas de radiofreqüência, que dão origens às rádios e assim possibilitou a modulação da voz, tornando o rádio um instrumento prático. 

O único transmissor em funcionamento que “sobreviveu” está até os dias de hoje na estação de rádio na cidade de Varberg, na Suécia. 

Este é um primeiro exemplo de tecnologia de rádio “pré eletrônica” e foi adicionado a lista de 
patrimônio mundial pela Unesco em 2004.

No inicio as rádios usavam as frequências de transmissão AM, que é o processo de transmissão através do rádio usando Modulação em Amplitude. É transmitido em várias bandas de freqüência. 

Este sistema foi por oitenta anos o principal método de transmissão via rádio. Caracterizado pelo longo alcance dos sinais, a freqüência AM está sujeita a interferências de outras fontes  eletromagnéticas. 

As primeiras transmissões utilizando a freqüência iniciaram-se em 1906 pelo inventor canadense, Reginald Fessenden. 

Até a I Guerra Mundial era utilizada para transmissão de músicas e recados diversos. A situação
modificou-se com o surgimento das rádios comerciais, que deram início a era de ouro do rádio, que foi da década de 20 até os anos 50.


Ernst Alexanderson



Reginald Fessenden



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Dedicado ao trabalho do pesquisador do rádio Talvane Lukatto -- Copyright © 10/Set/2012. Museu do Rádio - All Rights Reserved
Publicado por: Adriana Lukatto